Home » Terapia Medicamentosa » Tipos De Ação Dos Medicamentos

0

tipos-de-acao-dos-medicamentosOs medicamentos variam consideravelmente no modo pelo qual atuam e em seus tipos de ação. Os fatores diferentes das características dos medicamentos também influenciam as ações dele. Podendo o paciente não responder da mesma maneira se exposto varias vezes ao mesmo medicamento.

Veja Também:

Terapia Medicamentosa: Administração de Medicamentos

Tipos de Medicamentos na Administração Via Oral

 

Tipos de Efeitos dos Medicamentos

Efeitos Terapêuticos

O efeito terapêutico é a resposta fisiológica esperada ou previsível gerada por um medicamento. Um mesmo medicamento pode ter vários efeitos terapêuticos. Por exemplo, a aspirina que é analgésica, ante-inflamatório, antitérmico, reduz a agregação plaquetária.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais são os efeitos secundários e não-pretendidos que um medicamento causa de maneira previsível. Esses efeitos devem ser comunicados ao paciente antes do seu uso, é importante que o paciente saiba que os efeitos colaterais existem e podem aparecer após a administração do medicamento. Exemplo efeitos colaterais são náuseas e vômitos.

Efeitos Adversos

Os efeitos adversos são geralmente considerados respostas graves ao medicamento. Exemplo efeitos adversos é estado comatoso após uso do medicamento.

Efeitos Tóxicos

Os efeitos tóxicos podem-se desenvolver depois do uso prolongado de um medicamento, doses excessivas ou quando o medicamento se acumula no sangue por causa de metabolismo ou excreção prejudicada. As quantidades de medicamentos acumulados excessivamente dentro do corpo podem ter efeitos letais, dependendo da ação do medicamento. Exemplo de efeito tóxico, níveis tóxicos de morfina podem provocar depressão respiratória grave e morte. O Narcan é utilizado para reverter intoxicação com opióides.

Tipos de Reação dos Medicamentos

Reações Idiossincráticas

A reação idiossincrática ocorre quando o paciente reage em excesso ou de forma deficiente a um medicamento ou apresenta reação diferente do habitual. Exemplo de reação idiossincrática quando após administrar um anti-histamínico o paciente apresentar excitação agitação em vez de sonolência.

Reações Alérgicas

As reações alérgicas constituem outra resposta imprevisível a um medicamento, a reação alérgica ocorre quando após o contato com a medicação as substancias compostas no medicamento atua como um antígeno deflagrando a liberação de anticorpos está resposta pode ser branda como surgimento de exantema, urticária ou grave podendo ocorrer a reação anafilática com a constrição súbita dos músculos bronquiolares, edema da faringe e laringe, bem como sibilância e falta de ar grave.

Quer adicionar ou tem alguma duvida sobre o tema deste post? Comente no Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie