Home » SAE » SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem

7

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é fundamentada na administração da assistência ao paciente, sendo ela uma metodologia norteadora que o enfermeiro dispõe para a aplicação do processo de enfermagem. A sistematização do processo de enfermagem refere-se ao exercício da função administrativa centralizada na assistência ao paciente, implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem traz segurança ao paciente, qualidade na assistência prestada, e maior autonomia aos profissionais de enfermagem.

sae sistematização assistencia enfermagem

O foco principal da Sistematização da Assistência de Enfermagem é guiar as ações de enfermagem, a fim de atender as necessidades individuais do paciente, família e comunidade. A SAE propõe para os profissionais, setor, instituição de saúde, paciente e os demais envolvidos, a utilização do conhecimento técnico-cientifico e habilidades de forma organizada, sistematizada e orientada. Sua implantação favorece a comunicação do enfermeiro com a equipe multidisciplinar envolvida nos processos habituais da Assistência, é fundamental no fornecimento do cuidado de forma holística e de qualidade, esta incorporada ao processo da assistência de enfermagem e garante ao profissional a manutenção da autonomia no cuidar, sendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem o inicio do caminho a ser percorrido para alcançar um resultado, com isso faz-se evidenciar que a enfermagem não utiliza único e exclusivamente prescrições medicas e sim dissocia sua prática com um propósito em comum que é a recuperação plena e satisfatória do paciente.

cleta de dados sae enfermagemA sistematização da assistência passou a ser uma ferramenta que favorece a aproximação das funções assistenciais do enfermeiro ao gerenciar e otimizar a assistência. O enfermeiro ao desenvolver atividades diárias essenciais como o plano de cuidados que requer observação, coleta de dados, planejamento, prescrição e avaliação dos resultados prestados ao paciente. Deve este profissional dominar conhecimentos de semiologia, fisiologia, patologia e habilidades inerentes a profissão. Embora já se comprove através de estudos e vivência clinica que a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no processo de enfermagem é essencial para o progresso doa relação paciente-enfermeiro. Entretanto, a SAE não faz parte da nossa realidade, sendo ainda o seu desenvolvimento pouco adotado na prática dos profissionais em serviços de saúde. Mesmo tendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como objeto da resolução do Cofen 272/2002, que determina que a mesma seja uma atividade privativa do enfermeiro, dispõe sobre a obrigatoriedade da sua implantação e que aconteça nas seguintes etapas:

    Veja Também:

formalmente registrado no prontuário do paciente, sendo uma forma de direcionar suas necessidades, partindo do entendimento da importância de se prestar um cuidado pautado em uma metodologia científica e princípios éticos, assegurando aos pacientes favorecidos com a assistência sistematizada a continuidade do cuidado, qualificação e humanização da assistência, através da aplicação da SAE.

Diante de todo beneficio comprovado pela assistência sistematizada de enfermagem somos vitimas dos maiores favorecidos: os profissionais de saúde entre eles o enfermeiro mais beneficiado por esta ferramenta de trabalho que só agregou valor, padronização, unificação, auto direção e qualidade na assistência prestada ao paciente, só que acompanhado desses benefícios, há a necessidade de assumir responsabilidade que muitos enfermeiros estão dispostos que é a constante atualização e dedicação técnico- cientifico que o processo exige, realizam algumas etapas isoladamente prejudicando a continuidade do processo  a articulação entre teoria e pratica.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma ferramenta de trabalho útil para o enfermeiro quando é aplicada corretamente, possibilitando a consolidação da autonomia profissional, que só será adquirida quando toda a classe utilizar essa metodologia em suas ações.

Qual é sua opinião sobre o SAE na enfermagem, comente no Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

7 Comentários

  1. Bruno disse:

    Muitoo bom o conteúdo dessa pesquisa!

  2. Danielle disse:

    Conteúdo muito completo! Correspondeu com a minha busca de pesquisa! Abrangeu a todo o conteúdo da SAE. Grande abraço!

  3. Edson disse:

    gostaria de saber se há a obrigatoriedade em desenvolver a sae na rede publica?

  4. muito boa essa materia,gostei pois ela me ajudou bastante, estava precisando estudar pra uma prova.

  5. maria do socorro menezes disse:

    Me ajudou muito vou fazer uma prova sobre esse assunto ,na segunda feira <3

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie