Home » SAE » Exame Físico de Enfermagem

1

exame fisico inspenção palpação percussão auscultaO exame físico caracteriza-se pela complementaridade da anamnese em que o enfermeiro confirma ou descarta dados pertinentes ao estado de saúde do paciente o que permite a identificação de alterações de normalidade. O enfermeiro reúne informações durante a anamnese que vai direciona-ló sobre o que investigar no exame físico, pois são ações complementares, uma vez ampliada a visão clinica do profissional, os dados coletados vão sendo formatados, sobre a necessidade de cuidados dispensados ao paciente.

Veja Também:

Anamnese na Enfermagem

SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem

O exame físico é obtido por meio da utilização de técnicas básicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta. Essas técnicas sempre devem ser iniciadas no sentido céfalo-caudal.

Técnicas Básicas para o Exame Físico

INSPEÇÃO

Inspeção é parte fundamental da avaliação do paciente e é através da visão que se realiza a avaliação do aspecto, cor, forma, tamanho, movimento das diversas áreas corporais. Ela é complementada pela palpação e tem início no primeiro contato com o paciente. Para sua realização é importante ambiente tranquilo e bem iluminado, com luz ambiente ou luz branca. Para avaliar alterações mais sutis no paciente, pode ser necessário o uso de lupa.

A inspeção engloba o exame de posturas típicas, da face, de deformidades ou alterações importantes no formato do corpo, das mucosas, dos pêlos, unhas, pés e sinais inflamatórios.

PALPAÇÃO

É a utilização do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície corporal- palpação superficial- e os órgãos internos- palpação profunda. Confirma dados da inspeção e permite a obtenção de novos indícios como: alteração da textura, tamanho, forma, consistência, sensibilidade (tátil, térmica e dolorosa), elasticidade, temperatura, posição e característica de cada órgão, resistência muscular, presença de massas e outros.

PERCUSSÃO

E o golpeamento leve de uma área a ser pesquisada, utilizando-se a parte ulnar dos dedos; percussão digito – digital percussão com borda cubital da mão ou com instrumento próprio, originando sons vibratórios. No golpeamento leve de estrutura e na interpretação do som de ar, como baço, fígado, rins e músculos o som é influenciado pela espessura da parede e pela natureza das estruturas subjacentes.

O som maciço é obtido quando se percutem regiões sólidas, desprovidas de ar, como baço, fígado, rins e músculos.

O som submaciço é obtido quando se percute regiões relativamente densas, com quantidade restrita de ar, como região de transição entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido.

O som timpânico é produzido pela percussão de cavidade fechada que contém ar, como o estômago.

AUSCULTA

Consiste na aplicação de sentido da audição para ouvir sons ou ruídos produzidos pelos órgãos. Esses sons são decorrentes da vibração das estruturas entre sua origem e a superfície corporal.

Comente no Enfermagem S/A sobre O Exame Físico na Enfermagem.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

1 Comentário

  1. nercy pires disse:

    Esse roteiro do exame físico está maravilhoso

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie