Home » Perfil do Enfermeiro » PERFIL DO ENFERMEIRO MODERNO

2

Atualmente, com a globalização é exigido do profissional de Enfermagem o desenvolvimento não só de habilidades e competências técnico – científicas mais também habilidades interpessoais. O Enfermeiro durante sua atuação no meio mercadológico se relaciona com profissionais de outras áreas de formação e para isso ele deve ser capaz de interagir com outros profissionais, criando um consenso comum, aqui se exige o abandono da individualidade e se presa pela ação coletiva. O mercado não pede que o profissional domine várias disciplinas, mas que ele seja capaz de dar abertura a todas as outras disciplinas que estejam envolvidas na sua área de atuação. Um Enfermeiro competente nos dias de hoje deve ter bem desenvolvido a chamada transdisciplinaridade que é a ampliação das possibilidades dos indivíduos e faz com que seu “palco” de atuação seja reforçada por uma relação ampla e consolidada, com diversos meios de atuação.

equipe profissional de enfermagem enfermeiro

Leia Também:

Supervisão em Enfermagem

Gerenciamento de Risco Assistencial em Saúde

A multidisciplinaridade é a visão ou concepção que as diferentes áreas do conhecimento têm sobre determinado assunto. Enquanto interdisciplinaridade é a inter-relação entre essas áreas sobre um mesmo tema. Já a transdisciplinaridade é a busca da consolidação de uma nova visão, concepção acerca de determinado assunto por áreas diferentes. Ou seja, é a utilização da medicina, enfermagem, sociologia, antropologia, economia para entender determinado comportamento humano e assim encontrar explicações e maneiras de atuar sobre aquela situação.

DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO NA ENFERMAGEM

Há uma diferença entre administração e a gestão, pois enquanto a administração esta voltada para a capacidade do indivíduo de planejar, organizar, dirigir e controlar para obtenção de seus objetivos, a gestão volta-se para a maneira como este indivíduo utiliza esta capacidade. Assim é própria do indivíduo a maneira de administrar, pois esta diretamente ligada com sua forma íntima de pensar, agir e ser.

O enfermeiro tem a gestão como competência e deve analisa como ocorre a integração entre as diversas áreas que interfere na sua atuação. Ao identificar a contribuição de cada área necessária para sua gerência é importante utilizar as ciências, seja elas humanas, sociais, exatas entre outras a seu favor para auxiliar na explicação e resolução de situações que interferem no bom andamento das atividades diárias do setor.

Hoje para que o enfermeiro possa desenvolver habilidades gerencias com sucesso, garantir desempenho satisfatório e crescimento diário de sua equipe se faz indispensável os conhecimentos da administração. Assim para a adoção de uma gestão transdisciplinaridade que ainda destaca os principais focos de analise, de diferentes áreas de conhecimento acerca de dois pontos centrais de uma administração organizacional, quais sejam os recursos humanos e a organização e o processo organizacional.

COMO SER UM BOM GESTOR NA ENFERMAGEM

Para ser um bom gestor não basta ter competências, habilidades e conhecimento, hoje gestão de serviços e pessoas vai além das atitudes individualizadas e centralizadas em apenas agregação de valor econômico das atividades e obtenção de resultados, as empresas exigem sucessos mais amplos nas ações cotidianas em beneficio também da coletividade respeitando o meio social que estão inseridas e ainda agregando não só valor econômico mais também valor social e humano ao individuo e estes últimos não há uma manual único e exclusivo de cada área explicando qual posição tomar, cabe o profissional o desenvolvimento da percepção e assumir a limitação da sua área em resolver determinados problemas ou comportamentos e buscar explicações e auxilio em outras ciências. Assim a chance de alcançar o sucesso profissional se torna mais certo.

A gestão é uma das competências de grande evidência no século XXI, capaz de fortalecer a formação e atuação de profissionais, originados das diferentes áreas do conhecimento que, com postura ética e mentalidade empreendedora, na busca da identificação e transformação da realidade profissional que envolve não só o desenvolvimento permanente das organizações e de seus colaboradores mais também a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Se gostou deste texto ou se quer tirar alguma duvida, deixe seu comentário no final desta pagina do Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

2 Comentários

  1. gostei da informação, mas gosteria que me especificasse com precisao as habilidades do enfermeiro gestor

  2. Gostei muito a forma como o tema foi abordado. Realmente não se pode ficar fixado em apenas conceitos técnicos, mesmo que sua profissão exija isso. Se tornar um profissional completo ( bem como um ser humano completo) necessita de esforço em aspectos que não são mensuráveis, tal como organização e gestão de tempo e relacionamento interpessoal.

    Parabéns pelo post!

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie