Home » Patologias » O QUE É OBESIDADE, CAUSAS E TRATAMENTO

0

Até há pouco tempo, a maioria das pessoas pensavam que a obesidade era um problema fundamentalmente estético, no entanto, ano após ano, a necessidade de se modificar esse ponto de vista foi se tornando cada vez mais evidente, e hoje a obesidade é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a obesidade esta intimamente relacionada com o surgimento ou agravamento de outras doenças, tais como hipertensão arterial, problemas cardíacos, diabetes e dislipidemia, cujos efeitos negativos na saúde do individuo são muito graves.

obesidade tratamento gordo causas

Segundo dados do Ministério da Saúde a obesidade vêm crescendo entre os brasileiros. Pesquisa realizada em 2008 aponta que 13% dos adultos são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%). Em 2006 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse índice subiu para 12,9%. Isso indica que apesar dos esforços da área da saúde com campanhas de práticas de hábitos de vida saudável ainda não foram capazes de provocar queda destes números.

A boa noticia é que os índices de brasileiros com sobre peso se manteve estável nos últimos três anos. Entre os adultos das 26 capitais e do Distrito Federal, 43,3% estão acima do peso. A frequência entre os homens é maior: 47,3% deles estão com sobre peso, enquanto 39,5% delas estão nessa faixa.

O sobre peso é diagnosticado a partir do Índice de Massa Corporal (IMC) obtido pela equação em que se divide o peso pela altura ao quadrado. Se esse índice alcança valor igual ou superior a 25 kg/m², há excesso de peso. A obesidade é diagnosticada quando o índice atinge ou supera os 30 kg/m² Se o seu IMC está acima de 40 kg/m², você esta com obesidade mórbida.

O calculo do IMC e a forma de diagnosticar o sobre peso ou obesidade mais simples e amplamente utilizada.

O que é obesidade e suas causas

O tecido adiposo é um constituinte normal do organismo humano. Possui importante função na reserva de energia, que o organismo pode utilizar quando necessário, servindo ainda como proteção dos órgãos e isolante térmico. A obesidade é uma doença, caracterizada por um excesso de tecido adiposo, cujas células podem aumentar de numero e tamanho, tendo como resultado diversos prejuízos na qualidade de vida e na saúde do individuo por ela atingida. Há diversos fatores que causa ou levam a obesidade alguns destes fatores são hereditários e outros ambientais como: má utilização dos alimentos ingeridos, que se convertem em gordura com maior facilidade; incapacidade de se evitar a ingestão de alimentos indevidos, sedentarismo entre outros fatores podem levar ao sobre peso e obesidade.

Tratamentos para obesidade

A obesidade é tratada por perda de peso, que pode ser alcançada através de uma dieta saudável, com controlo calórico associada a pratica regular de atividade física e administração de medicamentos para emagrecimento sempre indicado e acompanhado por um medico. Outro meio de tratar a obesidade é por meio da cirurgia que pode ser usada para tratar pessoas que são severamente obesos e tentaram outros métodos de perda de peso sem sucesso. Há uma variedade de técnicas cirúrgicas para controle da obesidade, embora método seja arriscado será analisado o risco beneficial de se faze-lá podendo não ser indicado para todos os indivíduos obesos.

Se gostou deste texto ou se quer tirar alguma duvida, deixe seu comentário no final desta pagina do Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie