Home » Patologias » DIVERTICULITE: CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

2

Um divertículo consiste um crescimento sacular do revestimento do intestino que estende através de um defeito na camada muscular. Os divertículos podem ocorrer ao longo do trato gastrointestinal. A inflamação desses divertículos chama-se diverticulose.

A diverticulite resulta quando o alimento e as bactérias retidas em um divertículo produzem infecção e inflamação, as quais podem prejudicar a drenagem e levar à perfuração ou formação de abscesso. Esta doença esta presente mais frequentemente após 60 anos de idade e 30% dos pacientes com diverticulose desenvolvem diverticulite.

CAUSAS DA DIVERTICULITE

diverticulite sintomas causa tratamentoA diverticulite ainda não tem causa definida mais se sabe que hábitos alimentares como uma alimentação pobre em fibras é um fator predisponente para o surgimento desta doença. A diverticulite pode apresentar de forma aguda ou de forma lenta e continua.

SINTOMAS DA DIVERTICULITE

  • Constipação intestinal crônica com períodos de diarreia.
  • Dor em cólica no quadrante inferior esquerdo do abdome.
  • Distensão abdominal.
  • Febre baixa
  • Náuseas
  • Anorexia

DIAGNÓSTICO DA DIVERTICULITE

Na fase aguda da doença o exame mais indicado é a Tomografia Computadorizada que revelará os divertículos com a dimensão aumentada. Após esta fase é importante a realização de uma colonoscopia para explorar o cólon e definir a extensão dos divertículos.

Complicações de diverticulite

As complicações desta patologia incluem a peritonite, formação de abscesso e sangramento.

Sintomas do Quadro de Complicação de Diverticulite

  • Hipersensibilidade abdominal,
  • Abdome rígido e em tabua
  • Perda de sons intestinais
  • Massa palpável,
  • Febre
  • Leucocitose.

TRATAMENTO DA DIVERTICULITE

Normalmente a diverticulite é tratada ambulatoriamente com uso de antibióticos e mudança de hábitos alimentares (veja também:10 Dicas que Ajudam a Prevenir o Câncer). A principio a dieta deve ser liquida até que a inflamação diminua em seguida a dieta deve ser hipolipidica e rica em fibras. Essa dieta ajuda a aumentar o volume fecal, diminuir o tempo do transito fecal. Quando não há resposta ao tratamento inicial deve-se hospitalizar o individuo, suspender a dieta oral e iniciar antibiótico por via endovenosa.

O Tratamento Cirúrgico da diverticulite é necessário quando há complicações, a cirurgia também é indicada quando a diverticulite ocorre repetidamente assim faz-se a ressecção da parte do intestino atingida pelos divertículos.

Se gostou deste texto ou se quer tirar alguma duvida, deixe seu comentário no final desta pagina do Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

2 Comentários

  1. Boa noite, meu marido está com verticulte, tem tomado bastante antibiotico a mais de um mês e continua sentindo muitas dores, as fezes estão muito pretas, então queria saber sem cirurgia por quanto tempo normalmente dura o tratamento, deve se realmente fazer repouso absoluto, ele não consegue dirigir, qdo se abaixa doi, dorme sem dor e acorda com, já estou ficando nervosa, o que fazer?

  2. neide disse:

    Gostei do texto, esclarecedor, para mim que sou leiga no assunto, ajuda a nos prevenirmos contra a doença ou, facilitar a cura ou tratamento.

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie