Home » Etica » Ética X Moral

1

A sociedade em que vivemos o que somos como nos comportamos, nossas crenças e valores são constantemente avaliados e julgados. Estes valores irão influenciar a nossa concepção sobre o conceito de ética. O conhecimento de ética, moral e bioética são fundamentais em nosso cotidiano. Todo ser humano é dotado de um conceito individual de ética e moral, e isto o faz distinguir entre o certo e o errado, justo ou injusto, bom ou ruim, sendo, por isso, capaz de avaliar suas ações.

Veja Também:

Bioética

etica-medica

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade,  bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente “ética” e “moral” são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

Para Gonçalves, Maressi e Rode 2008, Ética é um conjunto de regras morais que regem o comportamento humano. A Bioética vem da Ética, sendo, portanto, o estudo dos problemas éticos surgidos das pesquisas biológicas, do relacionamento paciente, profissionais e direitos e deveres dos pacientes, profissionais e da própria sociedade.

No ensino da enfermagem, a ética faz parte do currículo como disciplina, com conteúdos que devem permitir a criação de espaços para a reflexão, com característica de fazer “parar para pensar”, objetivando fazer raciocinar adequadamente para conduzir com competência, comprometimento e responsabilidade a profissão. A ética pode ser definida como saber que agrega e integra as várias disciplinas do currículo de enfermagem, para que todos tenham uma linguagem comum, relacionada aos princípios éticos que norteiam nossa profissão.

etica-moralComo profissionais de saúde a enfermagem por diversas vezes se depara com situações polêmicas, um exemplo: um paciente em tratamento oncológico em fase terminal e o médico responsável pelo plantão informa a equipe que caso ocorra uma parada cardiorrespiratória não será empregada nenhum medida terapêutica. Neste momento surge àquela dúvida será que esta conduta eticamente esta correta? É fato uma decisão como esta nos causa imensa frustração e angustia, porém não realizar as manobras de PCR designada pela equipe médica é uma conduta amparada moral e eticamente, mesmo que não ocorra aceitação unânime em nosso meio.  E qual será a opinião da família do paciente diante desta conduta? E o paciente.

  Por outro lado a ressuscitação de paciente neste estágio pode ser interpretada como prática de “ Distanasia”, considerada por Toffetto et al, 2005,   como sinônimo de tratamento fútil ou obstinação terapêutica e retrata a atitude persistente dos profissionais de recuperar o paciente terminal, sem pensar em qualidade de vida, podendo causar grande desconforto físico e emocional tanto para o paciente quanto para a família e demais integrantes da equipe multidisciplinar.

É muito comum a discussão entre os profissionais de saúde e questões religiosas como o caso de pessoas que seguem a igreja e os princípios do “Testemunha de Jeová” no qual  não é aceito a hemotransfusão, pois a mesma é vista como forma de impurificação. O profissional da saúde impulsivamente ao buscar uma forma de salvar a vida e normalmente é totalmente a favor da realização do procedimento se naquele momento um familiar não devoto dos mesmos princípios respondesse a favor da hemotransfusão, como seria a vida desta pessoa quando sair do hospital e como será vista por seus familiares e demais integrantes da igreja. Mesmo sendo o paciente seguidor dos princípios religiosos, será que naquele momento ao se deparar com a opção de morte ou vida, manteria sua decisão e opinião em não autorizar a hemotransfusão?

Qual é sua opinião? Comente no Enfermagem S/A.

Gostou deste texto e quer nos ajudar? Compartilhe com seus Amigos! É rapido e Simples, basta clicar nestes botões:

1 Comentário

  1. Temos que ter nossa ética,nossa moral,nossos valores e sermos respeitado e saber respeitar a crença do outro!!

Deixe Seu Comentário

download goodfellas movie